domingo, 3 de junho de 2012

1º ANO/SEQUENCIA DIDÁTICA: IDENTIDADE

ALGUMAS ATIVIDADES E IMAGENS SÃO RETIRADAS DA INTERNET.


SEQUENCIA DIDÁTICA
CONTEÚDO:
VALIDANDO O PROJETO IDENTIDADE
·         Família: semelhanças e diferenças;
·         Sequência numérica;
·         Escrita por extenso de números até 5.
·         Noções de tamanho, grossura;
·         Formas geométricas
·         Leitura e escrita, oralidade.
OBJETIVOS:
·         Desenvolver habilidades de ouvir, ler e escrever
·         Conhecer a história da sua vida e da sua família;
·         Identificar dados pessoais e familiares
·         Desenvolver conceitos de diferenças e semelhanças
·         Conhecer e fixar nomes de colegas e familiares
·         Obter noções de sequência numéricas
·         Desenvolver noções de tamanho, espessura;
·         Desenvolver habilidades de medir, contar, comparar;
·         Identificar e utilizar as formas geométricas
SEGUNDA-FEIRA:
Atividade Permanente:
Inicial: Leitura do texto: Jesus ama as famílias
Leitura e escrita da CANTIGA: NANA NENÉ para ordenação, ajuste do falado ao escrito, análise e discussão com base na localização de palavra no texto.
NANA NENÉM
QUE A CUCA VEM PEGAR
PAPAI FOI A ROÇA
 MAMÃE FOI PASSEAR.
Atividade seqüenciada:
Conversa sobre as famílias, discutindo sobre os diferentes tipos de família
VAMOS CONHECER A FAMÍLIA DE FELIPE. ELE MORA COM SEUS PAIS E SUAS IRMÃS.ELE TEM MUITO CARINHO POR TODOS DE SUA FAMÍLIA. PINTE A FAMÍLIA DE FELIPE E CRIE NOMES PARA CADA UM DELES.
Discutir: Há diferentes tipos de família.
Momento matemática:
Utilizando a  atividade anterior  compare as semelhanças e diferenças de sua família e da família de  Felipe. Enumere de acordo com a realidade que você tem em casa. Ex. 1 pai, 1 mãe, 2 irmãos.
Membros da família
Minha família
Família de Felipe
Pai


Mãe


Irmão


Irmã



PARA CASA: FAÇA UMA LISTA DAS PESSOAS DE SUA FAMÍLIA, TENTE ESCREVER SOZINHO .

TERÇA-FEIRA:
Atividade permanente:  Música: Família – Titãs
Família, família
Papai, 
mamãe, titia,
Almoça junto todo dia,
Nunca perde essa mania.
Mas quando a 
filha quer fugir de casa
Precisava descolar um ganha-pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe, não dão nem um tostão,
Família ê,
Família a
Família

Família, família,
Vovô, vovó, sobrinha.
Família, família
Janta junto todo dia.
Nunca perde essa mania
Mas quando o nenê fica doente
Procura uma farmácia de plantão
O choro do nenê é estridente
Assim não dá pra ver televisão.
Família ê
Família a
Família

Família, família
Cachorro, gato, galinha
Família, família
Vivi junto todo dia
Nunca perde essa mania
A 
mãe morre de medo de barata,
O pai vive com medo de ladrão,
Jogaram inseticida pela casa,
Botaram cadeado no portão.
Família ê
Família a
Família.

Atividade seqüenciada:
Ouvir e cantar a música a Família dos Titãs fazendo identificação dos nomes dos membros da família para listagem.
Leitura do texto informativo (abaixo) sobre a família e continuar a atividade abaixo.
Hora da novidade:  Conversa sobre o que fazem os membros da família. Profissão dos pais...
TAREFA: PESQUISAR PALAVRAS QUE RIMEM COM OS NOMES DAS PESSOAS DE SUA FAMÍLIA.

QUARTA-FEIRA:
ATIVIDADE PERMANENTE:
Inicial: Leitura da Fábula
 Fábula: Chapeuzinho roxo
Era uma vez uma menina chamada Deise, e amava a cor roxa, ela gostava de ir a floresta muito para visitar sua vovó.
Um dia, sua mãe Daniela foi passear pela cidade para comprar uma roupas para chapeuzinho, e já que ela ficou sozinha, fez uma festa em casa. Quando a festa estava pronta, ela foi na casa de sua avó para convida-lá e viu um lobo no caminho, e ele começou a falar com ela:
- Olá bela garotinha! – ele estava falando com muita água na boca afim de comer a sua cestinha – O que tem na cesta?
-Tenho uns convites e uns bombons!
- Ah, fica com eles, mas, pra onde você vai?
- Vou para a casa da minha vó.
- Então tchau!
- Tchau!
E lá se foi ela, andando com seu lindo vestido de capuz roxo.
Quando chegou lá, ela ouviu rosnados no quarto de sua avó, e quando chegou lá… Era o lobo!!!! Então ele viu ela e correu para come-lá, quando ouviu um som, era os caçadores. Ele ficou louco e pediu para a chapeuzinho o proteger, ela não quis, e ele fez uma proposta:
- Chapeuzinho, prometo tirar minha dentadura se me salvar!
- Promete?
- Sim, sim, ó!
Ele tirou a dentadura.
Quando ele saiu os guardas o cercaram e ela saiu junto e ela disse:
- Calma rapazes, é só o rex lobão, meu cachorro.
- Tem certeza de que não é um lobo?
- Sim!
-Tá, passa.
Depois dos caçadores irem embora, ela largou o lobo beeeeeem calminho, e voltou para a casa da vovó e procurou ela. Achou! Levou ela para o banho e depois ela foi para a casa de chapeuzinho.
Fim
Esta história ensina a:
•Não falar com estranhos
•Não sair ou dar festas em quanto os seus pais estiverem fora e sem permissão
•Confiar nas pessoas quando elas realmente estão falando a verdade provando isso á você


Leitura e escrita da  PARLENDA A CAZINHA DA VOVÓ  para ordenação, ajuste do falado ao escrito, análise e discussão com base na localização das palavras no texto.
PARLENDA
A CASINHA DA VOVÓ
CERCADINHA DE CIPÓ
O CAFÉ TÁ DEMORANDO
COM CERTEZA NÃO TEM PÓ!

Atividade seqüenciada:
Continuação do álbum Identidade: Minha família
Momento matemática:
Utilizando  a PARLENDA a galinha da VOVOZINHA trabalhar a escrita por extenso dos nomes dos números até CINCO.
A GALINHA DA VOVOZINHA
BOTA OVO VERMELHINHO
BOTA UM
BOTA DOIS
BOTA TRÊS
BOTA QUATRO
BOTA CINCO.
Tarefa:  Solicite que sua família lhe conte uma história, tente escrever os nomes dos personagens e faça um lindo desenho para representar.

QUINTA-FEIRA:
ATIVIDADE PERMANENTE:
Inicial: Rodinha: Momento criança – A criança contará à história que ouviu dos pais e mostrará a ilustração para os demais colegas.
Leitura e escrita da cruzadinha, para ajuste do falado ao escrito, análise e discussão com base na localização de palavras no banco de dados.
Sequencia didática:
Observação da ilustração para criação de texto oral e escrito.
Enumere as seqüências apresentadas na gravura a  baixo e tente identificar  os personagens principais, ou seja os responsáveis por sua vida.
MOMENTO EDUCAÇÃO FÍSICA:
Brincadeira: Mamãe galinha. (Venha cá meus pintinhos...)
Tarefa:  Agora é sua vez, observando a ilustração acima produza sua PRÓPRIA ILUSTRAÇÃO, CONTANDO A ORIGEM DE SUA FAMÍLIA.

SEXTA-FEIRA:
Atividade permanente:
Inicial: Leitura da lista de nomes dos membros de uma família.
Escrita dos nomes da lista com alfabeto móvel.
Atividade seqüenciada:
CAÇA-PALAVRAS : MEMBROS DA FAMÍLIA
T
K
P
F
V
W
M
T
I
V
F
I
K
A
I
O
W
A
I
R
O
I
T
K
P
L
V
W
M
T
M
V
L
I
K
A
H
Ó
W
Ã
I
Â
Ô
H
A
K
I
O
W
W
E
O
K
K
A
K
K
W
K
K
W
Y
Y
Y
Y
Y
W
I
R
M
Ã
O
K
K
K
K
K
P
R
I
M
O
K
P
R
I
M
O

PRIMO – PRIMA – TITIO- TITIA PAPAI – MAMÃE – VOVÔ – VOVÔ- IRMÃO – IRMÃ – FILHO – FILHA 



MOMENTO ARTE:
Utilizando as formas geométricas: triângulo, quadrado e retângulo construir uma casa que represente a sua residência.
TAREFA:
Familia Original


Aqui mora um alegre pessoal
Familia tão original
Um pai, uma mãe, um irmão e uma irmã,
Um bebê tão alegre e gentil,
til til
Um bebê tão alegre e gentil,

til til
Tão forte o papai polegar,
tão doce a maezinha do lar,
o irmão é o maior,
a irmã é a menor,
bebê vamos nós embalar
ha ha
bebê vamos nós embalar
ha há



Um comentário: