domingo, 3 de junho de 2012



História em quadrinho
 Conteúdo:
Linguagens: escrita e oral
Educação Física/ artes: Esportes, jogos, lutas e ginásticas
História: Folclore/ espaço

Expectativas:
·         - Ler e interpretar, com desenvoltura, um texto narrativo.
·         - Identificar uma personagem do folclore brasileiro a partir de uma história em quadrinhos.
·         - Reconhecer as especificidades de cada gênero textual apresentado.
·         - Participar de brincadeiras, envolvendo uma personagem do folclore brasileiro, na aula de Educação Física.

Estratégias e recursos da aula:

1. Conversar com os alunos sobre histórias que o povo conta.
a) Vocês se lembram de alguma dessas histórias?
b) A história do Saci Pererê, habitante das matas brasileiras, vocês já ouviram falar?
c) Apresentar o vídeo: Como se pega saci?
2. Entregar uma folha contendo a seguinte história em quadrinhos: 
3. Pedir aos alunos que façam a leitura silenciosa da história.
4. Após, o professor deverá fazer a leitura oral da história, salientando a figura do saci como personagem do folclore brasileiro.
5. Realizar uma discussão oral sobre as características do gênero textual " História em Quadrinhos".
* é uma história em sequência dentro de quadrinhos,
* possui diferentes tipos de balões.
* entregar uma folha com a forma de fazer história em quadrinho.

6. Num segundo momento, entregar uma folha contendo um texto narrativo.
Pedrinho e o Saci
     Tão impressionado ficou Pedrinho com a conversa que tivera com Tio Barnabé sobre sacis que dali por diante só pensava em saci, e até começou a enxergar sacis por toda parte. Dona Benta caçoou, dizendo:
     - Cuidado! Já vi contar a história de um menino que de tanto pensar em saci acabou virando saci...
     Pedrinho não fez caso da história, e um dia, enchendo-se de coragem, resolveu pegar um. Foi procurar Tio Barnabé.
     - Estou resolvido a pegar um saci - disse ele - e quero que o senhor me ensine o melhor meio.
     Tio Barnabé riu daquela valentia.
     - Gosto de ver um menino assim. Bem mostra que é neto do defunto sinhô velho, um homem que não tinha medo nem de mula-sem-cabeça. Há muitos jeitos de pegar saci, mas o melhor é o de peneira. (...) Pois bem - continuou Tio Barnabé - arranja-se uma peneira destas e fica-se esperando um dia de vento bem forte, em que haja rodamoinho de poeira e folhas secas. Chegada essa ocasião, vai-se com todo o cuidado para o rodamoinho e zás! -  joga-se a peneira em cima. Em todos os rodamoinhos há saci dentro, porque fazer rodamoinhos é justamente a principal ocupação dos sacis neste mundo. (...)
       Depois de tudo ouvir com a maior atenção, Pedrinho voltou para casa decidido a pegar um saci, custasse o que custasse. (...)
       Pedrinho foi se aproximando pé ante pé e, de repente, zás! - jogou a peneira em cima.
       - Peguei! - gritou no auge da emoção, debruçando-se com todo o peso do corpo sobre a peneira. - Peguei o saci! (...)
Monteiro Lobato. Pedrinho e o saci.São Paulo:Brasiliense, 1994.
7. Após a leitura silenciosa e leitura oral feita pelos alunos, realizar uma discussão oral sobre as características do gênero narrativa.
* história real ou fictícia.
* Fato - o que se vai narrar (O quê ?)
* Tempo - quando o fato ocorreu (Quando ?)
* Lugar - onde o fato se deu (Onde ?)
* Personagens - quem participou ou observou o ocorrido (Com quem ?)
* Causa - motivo que determinou a ocorrência (Por quê ?)
* Modo - como se deu o fato (Como ?)
* Consequências (Geralmente provoca determinado desfecho)
1.  Existem semelhanças entre as ideias dos dois textos?
Comparando textos:
a) O que existe em comum entre a história em quadrinhos e a história de Pedrinho e o saci?
b) Os dois textos foram escritos da mesma forma? Explique a sua resposta.
c) Qual dos dois textos você achou mais fácil de entender? Por quê?
d) Você acha que Pedrinho conseguiu o que queria? Como você chegou a essa conclusão?
e) O que você faria se fosse Pedrinho e encontrasse um saci?
f) O que você achou do modo de falar do Tio Barnabé apresentado na história em quadrinhos?
Explicar aos alunos que o jeito do Tio Barnabé falar é muito comum entre as pessoas que vivem ou viveram na zona rural e não tiveram acesso à educação escolar: pessoas simples, mas muito sábias.
Você quer saber se Pedrinho pegou mesmo o saci? Então leia a continuação da história. (Entregar outra folha contendo a continuação da história)
      Pela informação do Tio Barnabé, logo que a gente põe a garrafa dentro da peneira o saci por si mesmo entra dentro dela, porque, como todos os filhos das trevas, tem a tendência de procurar sempre o lugar mais escuro. De modo que Pedrinho o mais que tinha a fazer era arrolhar a garrafa e erguer a peneira.
     Assim fez, e foi com o ar de vitória de quem houvesse conquistado um império que levantou no ar a garrafa para examiná-la contra a luz.
     Mas a garrafa estava tão vazia como antes. Nem sombra de saci dentro...
     Narizinho deu-lhe uma vaia e Pedrinho, muito desapontado, foi contar o caso ao Tio Barnabé.
    - É assim mesmo - explicou o negro velho - Saci na garrafa é invisível. A gente só sabe que ele está lá dentro quando a gente cai na modorra. Num dia bem quente, quando os olhos da gente começam a piscar de sono, o saci pega a tomar forma, até que fica perfeitamente visível. É desse momento em diante que a gente faz dele o que quer. Guarde a garrafa bem fechada, que garanto que o saci está dentro dela.
                                    Monteiro Lobato. Pedrinho e o saci.SãoPaulo:Brasiliense,1994:
1) Pedir aos alunos que observem o texto e relembrem a história do filme:
2) Reescrever a história do saci, como uma história em quadrinho.
a) Os alunos confeccionarão boinas vermelhas semelhante a do Saci-Pererê. As boinas poderão ser feitas de papel cartaz.
b) Será organizado, junto com o professor de Educação Física, a "Festa do Saci e amigos", em que os alunos participarão de várias brincadeiras.
Festa do Saci e Amigos
Brincadeiras   
. Caça ao objeto: Faz-se uma lista de objetos fáceis de serem encontrados no local onde a festa será realizada. Reúne-se os participantes para avisá-los do tempo disponível e o nome do objeto que devem procurar. Ao sinal de um apito todos correm para procurá-lo. Ao sinal de outro apito devem retornar pois é o aviso de que o tempo terminou ou o objeto já foi achado. O primeiro que retornar com o objeto pedido é o vencedor. Se o objeto não for encontrado, pede-se o seguinte da lista.  
. Corrida do Saci (com um pé só): Traçam-se duas linhas paralelas e distantes. Na primeira linha, os corredores tiram os sapatos, que são levados para trás da outra linha, onde são misturados. Dado o sinal, eles devem sair pulando com o pé esquerdo até a outra linha. Depois de calçar seus sapatos, devem retornar, pulando com o pé direito. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada, estando calçado de modo correto.
. Roda do Saci: Fazer uma brincadeira de roda usando a cantiga infantil "A Carrocinha Pegou" com a letra modificada. Para substituir a palavra "carrocinha", podem ser usados nomes de personagens do folclore (Caipora, Curupira, Boto, Iara, Boitatá, Cobra Grande) ou usar os nomes dos alunos da turma. A palavra "cachorros" é substituída por "sacis". Exemplo: "A (o) ................... pegou / Três Sacis de uma vez! (bis) / Tralalalá, que gente é essa? / Tralalalá, que gente má! (bis)." Ao ser iniciada a brincadeira, três crianças são escolhidas para "sacis" e formam uma roda menor, no centro. A música é cantada uma vez, quando começa a ser cantada novamente, os sacis escolhem um substituto para ir para o centro da roda. Juntos eles pulam, cantando "Tralalalá, que gente é essa? / Tralalalá, que gente má!" E a brincadeira recomeça. 
. Pega carapuça: Os jogadores colocam uma carapuça de Saci, na cabeça - pode ser um lenço ou um boné. Dois deles serão os pegadores. Dado o sinal, eles devem tirar as carapuças dos outros jogadores. Vence quem conseguir pegar mais carapuças.

Avaliação
Ao término das atividades avaliar se o aluno:
- Leu e interpretou, com desenvoltura, um texto narrativo.
- Identificou uma personagem do folclore brasileiro a partir de uma história em quadrinhos.
- Reconheceu as especificidades de cada gênero textual apresentado.
- Participou de brincadeiras, envolvendo uma personagem do folclore brasileiro, na aula de Educação Física.

Assunto: Adição e subtração utilizando o ábaco
Conteúdo:
Adição e subtração: Resolução de problemas

Expectativas:
§  Reconhecer  a diferença entre adição e subtração;
§  Explorar momentos de real contato com as operações matemáticas;
§   Verificar através da resolução das questões propostas, a função do ábaco na construção do raciocínio lógico matemático na  criança;
§   Registrar, no caderno, as operações realizadas.


Estratégias e recursos da aula
1ª Atividade - aproximadamente 60 minutos
 Para a resolução das operações utilizando o ábaco, nesse primeiro momento realize operações de adição sem reagrupamento, ou seja, sem reserva nas dezenas. Para tanto, cada dupla deverá ter dois ábacos para representar os dois números na soma, (ábaco A representa o número 35 e o ábaco B o número 24).
Exemplo da atividade com a operação 35 + 24   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000171/md.0000006058.gif

  Em seguida, propor mais operações, registrando-as no caderno:
a)  31 + 14
b) 10 + 01
c)  22 + 17
2ª Atividade - aproximadamente 60 minutos
 Realizar  operações de subtração sem reagrupamento, ou seja, não há reserva nas dezenas. Para tanto, cada dupla deverá ter dois ábacos para representar os dois números na subtração, (ábaco A representa o número 77 e o ábaco B representa o número 51).
Exemplo da atividade com a operação 77 – 51  
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000171/md.0000006060.gif

 Em seguida, propor mais operações, registrando-as no caderno:
a)  68 - 14
b) 34 - 12
c)  53 - 11
3ª atividade - aproximadamente 60 minutos
Propor que os alunos realizem operações de adição e de subtração com reagrupamento. No entanto, notará a presença de um novo passo para a realização das operações. Cada dupla deverá ter dois ábacos para representar os números, tanto na adição quanto na subtração.
Exemplo de adição com reagrupamento:
25 + 16 (um ábaco para representar o número 25 e outro para representar o 16)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000171/md.0000006063.gif
Em seguida, propor mais operações, registrando-as no caderno:
a)  37 + 24
b) 68 + 15
c) 22 + 19
Exemplo de subtração com reagrupamento:
51 - 17 (um ábaco para representar o número o 51 e outro para representar o número 17 )
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000171/md.0000006066.gif
Em seguida, propor mais operações, registrando-as no caderno:
a)  62  - 19
b) 53 - 28
c) 44 - 39
Outra atividade, seria identificar os números no ábaco e depois resolver algumas situações problemas. Observe:
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Qual é o número representado pelo ábaco: A: ______ B: _________ C: _________
Agora, utilizando o espaço abaixo para realizar as operações, responda com muita atenção:
a. Some o número do ábaco A com o número do ábaco C. O resultado será: _______
b. Subtraia o número do ábaco A com o número do ábaco C. O resultado será: _____
c. Some o número do ábaco B com o número do ábaco C. O resultado será: ______
d. Subtraia o número do ábaco B com o número do ábaco C. O resultado será: ______
e. Some o número do ábaco B com o resultado do item a. O resultado será: ______
f. Subtraia o número do ábaco B com o resultado do item b. O resultado será: ______
Avaliação
Observar se os alunos aprenderam a estrutura do ábaco, bem como a forma de realizar  as operações, para isto verifique o processo realizado pelas crianças para chegarem ao resultado. Uma maneira de avaliar é acompanhar e registrar o processo, pois a partir das observações. Redimensionar o trabalho e perceber os avanços e dificuldades da turma e fazer as adequações metodológicas para uma melhor aprendizagem.


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