História em quadrinho
Conteúdo:
Linguagens:
escrita e oral
Educação
Física/ artes: Esportes, jogos, lutas e ginásticas
História:
Folclore/ espaço
Expectativas:
·
- Ler e
interpretar, com desenvoltura, um texto narrativo.
·
-
Identificar uma personagem do folclore brasileiro a partir de uma história em
quadrinhos.
·
-
Reconhecer as especificidades de cada gênero textual apresentado.
·
-
Participar de brincadeiras, envolvendo uma personagem do folclore brasileiro,
na aula de Educação Física.
Estratégias
e recursos da aula:
1. Conversar com os alunos
sobre histórias que o povo conta.
a) Vocês se lembram de alguma
dessas histórias?
b) A história do Saci Pererê,
habitante das matas brasileiras, vocês já ouviram falar?
c) Apresentar o vídeo: Como se
pega saci?
2. Entregar uma folha
contendo a seguinte história em quadrinhos:
3. Pedir aos alunos que
façam a leitura silenciosa da história.
4. Após, o professor deverá
fazer a leitura oral da história, salientando a figura do saci como personagem
do folclore brasileiro.
5. Realizar uma discussão
oral sobre as características do gênero textual " História em
Quadrinhos".
* é uma história em sequência
dentro de quadrinhos,
* possui diferentes tipos de
balões.
* entregar uma folha com a forma
de fazer história em quadrinho.
6. Num segundo momento,
entregar uma folha contendo um texto narrativo.
Pedrinho
e o Saci
Tão
impressionado ficou Pedrinho com a conversa que tivera com Tio Barnabé
sobre sacis que dali por diante só pensava em saci, e até começou a enxergar
sacis por toda parte. Dona Benta caçoou, dizendo:
-
Cuidado! Já vi contar a história de um menino que de tanto pensar em saci
acabou virando saci...
Pedrinho
não fez caso da história, e um dia, enchendo-se de coragem, resolveu pegar um.
Foi procurar Tio Barnabé.
-
Estou resolvido a pegar um saci - disse ele - e quero que o senhor me ensine o
melhor meio.
Tio
Barnabé riu daquela valentia.
-
Gosto de ver um menino assim. Bem mostra que é neto do defunto sinhô velho, um
homem que não tinha medo nem de mula-sem-cabeça. Há muitos jeitos de pegar
saci, mas o melhor é o de peneira. (...) Pois bem - continuou Tio Barnabé -
arranja-se uma peneira destas e fica-se esperando um dia de vento bem forte, em
que haja rodamoinho de poeira e folhas secas. Chegada essa ocasião, vai-se com
todo o cuidado para o rodamoinho e zás! - joga-se a peneira em cima.
Em todos os rodamoinhos há saci dentro, porque fazer rodamoinhos é justamente a
principal ocupação dos sacis neste mundo. (...)
Depois
de tudo ouvir com a maior atenção, Pedrinho voltou para casa decidido a pegar
um saci, custasse o que custasse. (...)
Pedrinho
foi se aproximando pé ante pé e, de repente, zás! - jogou a peneira em cima.
-
Peguei! - gritou no auge da emoção, debruçando-se com todo o peso do corpo
sobre a peneira. - Peguei o saci! (...)
Monteiro
Lobato. Pedrinho e o saci.São Paulo:Brasiliense, 1994.
7. Após a leitura silenciosa
e leitura oral feita pelos alunos, realizar uma discussão oral sobre as
características do gênero narrativa.
* história real ou fictícia.
* Fato - o que se vai narrar (O
quê ?)
* Tempo - quando o fato ocorreu
(Quando ?)
* Lugar - onde o fato se deu
(Onde ?)
* Personagens - quem participou
ou observou o ocorrido (Com quem ?)
* Causa - motivo que determinou a
ocorrência (Por quê ?)
* Modo - como se deu o fato (Como
?)
* Consequências (Geralmente
provoca determinado desfecho)
1. Existem semelhanças
entre as ideias dos dois textos?
Comparando textos:
a) O que existe em comum
entre a história em quadrinhos e a história de Pedrinho e o saci?
b) Os dois textos foram
escritos da mesma forma? Explique a sua resposta.
c) Qual dos dois textos você
achou mais fácil de entender? Por quê?
d) Você acha que Pedrinho
conseguiu o que queria? Como você chegou a essa conclusão?
e) O que você faria se fosse
Pedrinho e encontrasse um saci?
f) O que você achou do modo
de falar do Tio Barnabé apresentado na história em quadrinhos?
Explicar aos alunos que o jeito
do Tio Barnabé falar é muito comum entre as pessoas que vivem ou viveram na
zona rural e não tiveram acesso à educação escolar: pessoas simples, mas muito
sábias.
Você quer saber se Pedrinho pegou
mesmo o saci? Então
leia a continuação da história. (Entregar outra folha contendo a continuação da
história)
Pela
informação do Tio Barnabé, logo que a gente põe a garrafa dentro da peneira o
saci por si mesmo entra dentro dela, porque, como todos os filhos das trevas,
tem a tendência de procurar sempre o lugar mais escuro. De modo que Pedrinho o
mais que tinha a fazer era arrolhar a garrafa e erguer a peneira.
Assim
fez, e foi com o ar de vitória de quem houvesse conquistado um império que
levantou no ar a garrafa para examiná-la contra a luz.
Mas
a garrafa estava tão vazia como antes. Nem sombra de saci dentro...
Narizinho
deu-lhe uma vaia e Pedrinho, muito desapontado, foi contar o caso ao Tio
Barnabé.
- É assim
mesmo - explicou o negro velho - Saci na garrafa é invisível. A gente só sabe
que ele está lá dentro quando a gente cai na modorra. Num dia bem quente,
quando os olhos da gente começam a piscar de sono, o saci pega a tomar forma,
até que fica perfeitamente visível. É desse momento em diante que a gente faz
dele o que quer. Guarde a garrafa bem fechada, que garanto que o saci está
dentro dela.
Monteiro
Lobato. Pedrinho e o saci.SãoPaulo:Brasiliense,1994:
1) Pedir aos alunos que
observem o texto e relembrem a história do filme:
2) Reescrever a história do saci,
como uma história em quadrinho.
a) Os alunos confeccionarão
boinas vermelhas semelhante a do Saci-Pererê. As boinas poderão ser feitas de
papel cartaz.
b) Será organizado, junto
com o professor de Educação Física, a "Festa do Saci e amigos", em
que os alunos participarão de várias brincadeiras.
Festa do
Saci e Amigos
Brincadeiras
. Caça ao objeto: Faz-se uma
lista de objetos fáceis de serem encontrados no local onde a festa será
realizada. Reúne-se os participantes para avisá-los do tempo disponível e o
nome do objeto que devem procurar. Ao sinal de um apito todos correm para
procurá-lo. Ao sinal de outro apito devem retornar pois é o aviso de que o
tempo terminou ou o objeto já foi achado. O primeiro que retornar com o objeto
pedido é o vencedor. Se o objeto não for encontrado, pede-se o seguinte da
lista.
. Corrida do Saci (com
um pé só): Traçam-se duas linhas paralelas e distantes. Na primeira linha, os
corredores tiram os sapatos, que são levados para trás da outra linha, onde são
misturados. Dado o sinal, eles devem sair pulando com o pé esquerdo até a outra
linha. Depois de calçar seus sapatos, devem retornar, pulando com o pé direito.
Vence quem chegar primeiro ao local de chegada, estando calçado de modo
correto.
. Roda do Saci: Fazer uma
brincadeira de roda usando a cantiga infantil "A Carrocinha Pegou"
com a letra modificada. Para substituir a palavra "carrocinha", podem
ser usados nomes de personagens do folclore (Caipora, Curupira, Boto, Iara,
Boitatá, Cobra Grande) ou usar os nomes dos alunos da turma. A palavra
"cachorros" é substituída por "sacis". Exemplo: "A (o)
................... pegou / Três Sacis de uma vez! (bis) / Tralalalá, que gente
é essa? / Tralalalá, que gente má! (bis)." Ao ser iniciada a brincadeira,
três crianças são escolhidas para "sacis" e formam uma roda menor, no
centro. A música é cantada uma vez, quando começa a ser cantada novamente, os
sacis escolhem um substituto para ir para o centro da roda. Juntos eles pulam,
cantando "Tralalalá, que gente é essa? / Tralalalá, que gente má!" E
a brincadeira recomeça.
. Pega carapuça: Os jogadores colocam
uma carapuça de Saci, na cabeça - pode ser um lenço ou um boné. Dois deles
serão os pegadores. Dado o sinal, eles devem tirar as carapuças dos outros
jogadores. Vence quem conseguir pegar mais carapuças.
Avaliação
Ao
término das atividades avaliar se o aluno:
- Leu e
interpretou, com desenvoltura, um texto narrativo.
-
Identificou uma personagem do folclore brasileiro a partir de uma história em
quadrinhos.
-
Reconheceu as especificidades de cada gênero textual apresentado.
-
Participou de brincadeiras, envolvendo uma personagem do folclore brasileiro,
na aula de Educação Física.
Assunto: Adição e subtração utilizando o ábaco
Conteúdo:
Adição e subtração: Resolução de problemas
Expectativas:
§
Reconhecer a
diferença entre adição e subtração;
§
Explorar
momentos de real contato com as operações matemáticas;
§
Verificar
através da resolução das questões propostas, a função do ábaco na construção do
raciocínio lógico matemático na criança;
§
Registrar,
no caderno, as operações realizadas.
Estratégias
e recursos da aula
1ª Atividade - aproximadamente 60
minutos
Para a resolução das
operações utilizando o ábaco, nesse primeiro momento realize operações de
adição sem reagrupamento, ou seja, sem reserva nas dezenas. Para tanto, cada
dupla deverá ter dois ábacos para representar os dois números na soma, (ábaco A
representa o número 35 e o ábaco B o número 24).
Exemplo da atividade com a
operação 35 + 24
Em seguida, propor
mais operações, registrando-as no caderno:
a) 31 + 14
b) 10 + 01
c) 22 + 17
2ª Atividade - aproximadamente 60
minutos
Realizar operações de subtração sem reagrupamento, ou
seja, não há reserva nas dezenas. Para tanto, cada dupla deverá ter dois ábacos
para representar os dois números na subtração, (ábaco A representa o número 77
e o ábaco B representa o número 51).
Exemplo da atividade com a
operação 77 – 51
Em seguida, propor mais
operações, registrando-as no caderno:
a) 68 - 14
b) 34 - 12
c) 53 - 11
3ª atividade - aproximadamente 60
minutos
Propor que os alunos realizem
operações de adição e de subtração com reagrupamento. No entanto, notará a
presença de um novo passo para a realização das operações. Cada dupla deverá
ter dois ábacos para representar os números, tanto na adição quanto na
subtração.
Exemplo de adição com
reagrupamento:
25 + 16 (um ábaco para
representar o número 25 e outro para representar o 16)
Em seguida, propor mais
operações, registrando-as no caderno:
a) 37 + 24
b) 68 + 15
c) 22 + 19
Exemplo de subtração com
reagrupamento:
51 - 17 (um ábaco para
representar o número o 51 e outro para representar o número 17 )
Em seguida, propor mais
operações, registrando-as no caderno:
a) 62 - 19
b) 53 - 28
c) 44 - 39
Outra atividade, seria
identificar os números no ábaco e depois resolver algumas situações problemas.
Observe:
Qual é o número representado pelo
ábaco: A: ______ B: _________ C: _________
Agora, utilizando o espaço abaixo
para realizar as operações, responda com muita atenção:
a. Some o número do ábaco A com o
número do ábaco C. O resultado será: _______
b. Subtraia o número do ábaco A
com o número do ábaco C. O resultado será: _____
c. Some o número do ábaco B com o
número do ábaco C. O resultado será: ______
d. Subtraia o número do ábaco B
com o número do ábaco C. O resultado será: ______
e. Some o número do ábaco B com o
resultado do item a. O resultado será: ______
f. Subtraia o número do ábaco B
com o resultado do item b. O resultado será: ______
Avaliação
Observar se os alunos aprenderam
a estrutura do ábaco, bem como a forma de realizar as operações,
para isto verifique o processo realizado pelas crianças para chegarem ao
resultado. Uma maneira de avaliar é acompanhar e registrar o processo, pois a
partir das observações. Redimensionar o trabalho e perceber os avanços e
dificuldades da turma e fazer as adequações metodológicas para uma melhor
aprendizagem.
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