OBS; ALGUMAS ATIVIDADES DA INTERNET
TRAVA
LINGUAS
CONTEÚDOS:
v ARTES:
ü Produção
do aluno em arte visual, expressividade, organização de quebra-cabeça.
v EDUCAÇÃO
FÍSICA :
ü Recital
de trava-línguas.
v LÍNGUA
PORTUGUESA:
ü Língua
oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
ü Língua
escrita: usos e formas
ü Língua
oral e escrita: processos de interlocução
ü Língua
escrita: prática de leitura
ü Língua
oral: valores, normas e atitudes
ü Linguagem
escrita: leitura e produção de textos
ü Ortografia
e reflexão sobre a língua
ü Falar
e escutar
v HISTÓRIA/GEOGRAFIA
E CIÊNCIAS:
ü Trava-línguas
: cultura popular e folclore brasileiro.
ü Pesquisas
e registros.
ü Órgão
de sentido paladar (língua)
ü Ambiente
das brincadeiras.
ü Preconceito.
v MATEMATICA:
Interdisciplinar
ü Número
e escrita.
ü Sequencia
de números
ü Tratamento
de informação
ü Adição
ü Subtração
ü Medidas
de comprimento.
OBJETIVOS:
·
Aprimorar a pronúncia, a entonação e sistematizar a
ortografia e a compreensão fonética de algumas letras e sílabas.
·
Elaborar uma história a partir de um trava-língua.
·
Ampliar um pequeno texto com suas ideias e de seus
colegas.
·
Conceituar trava-língua.
·
Conhecer
vários exemplos de trava-línguas.
·
Exercitar a dicção e a desenvoltura ao ler e ao
falar trava-línguas.
·
Criar uma competição de leitura de trava-línguas
com regras próprias.
·
Identificar trava-língua como parlendas que
apresentam dificuldades na pronúncia de suas frases.
·
Enunciar palavras corretamente brincando com
trava-língua.
·
Desenvolver a sensibilidade rítmica.
·
Contextualizar situações matemáticas
Segunda-feira:
Leitura feita pelo professor:
Definição do que
são trava-línguas, explicando que são frases folclóricas criadas pelo povo com
objetivo lúdico (brincadeira). Apresentam-se como um desafio de pronúncia, ou
seja, uma pessoa passa uma frase difícil para um outroindivíduo falar. Essas
frases tornam-se difíceis, pois possuem muitas sílabas parecidas (exigem
movimentos repetidos da língua) e devem ser faladas rapidamente. Os
trava-línguasfazem parte do folclore brasileiro, porém, estão presentes mais
nas regiões do interior brasileiro.
Todos os dias:
Apresentar aos alunos alguns trava-línguas no
quadro e pedir para lerem e repetirem. Utilizar os trava-línguas abaixo para
Ajustar o falado ao escrito. Ilustrar.
· O
RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA.
· TRAGA
TRÊS PRATOS DE TRIGO PARA TRÊS TIGRES TRISTES.
· O
PEITO DO PÉ DO PEDRO É PRETO.
· LUZIA
LUSTRAVA O LUSTRE LISTRADO, O LUSTRE LISTRADO LUZIA.
· ATRÁS
DA PIA TEM UM PRATO, UM PINTO E UM GATO. PINGA A PIA, PARA O PRATO, PIA O PINTO
E MIA O GATO.
MOMENTO MATEMÁTICA:
Terça-feira:
Leitura feita pelo professor:
Listagem de algumas palavras de trava-língua que o aluno sentiu
dificuldade de pronunciar. Escrever no quadro para ler e posteriormente
escrever como ditado.
Ex: traga, três, prato, trigo, tigres, tristes
Ex: traga, três, prato, trigo, tigres, tristes
MOMENTO MATEMÁTICA: livro p.20
Quarta-feira:
Leitura feita pelo professor:
Apresentação de gravuras de trava-línguas
conhecidos para serem reescritas pelos alunos.
MOMENTO MATEMÁTICA: livro p. 21
Quinta-feira:
Leitura feita pelo professor:
Texto informativo:
As
trava-línguas são formadas por conjunto de palavras que juntas em uma mesma
frase se tornam difíceis de serem pronunciadas. Essa manifestação folclórica
acaba sendo um forma de brincadeiras em que os envolvidos acabam tendo que
repetir por várias vezes a mesma expressão em busca da perfeição.
A
repetição da mesma consoante cria um efeito denominado aliteração. Se forem
ditos muito depressa, é quase impossível pronunciá-los sem tropeçar. Alguns dos
trava-línguas tradicionais não têm outro significado senão o da dificuldade da
articulação ou da repetição da mesma letra.
MOMENTO MATEMÁTICA: livro p. 22 e
23.
ARTES:
Montagem do quebra cabeça tatu
Após montagem do quebra-cabeça fazer
a leitura do trava-língua (explorar o uso do travessão).
- Alô, o tatu taí?
- Não, o tatu num tá. Mas a mulher do tatu tando é o mesmo que o tatu tá.
- Não, o tatu num tá. Mas a mulher do tatu tando é o mesmo que o tatu tá.
Sexta-feira:
Leitura feita pelo professor:
Recital de trava-línguas (roda):
Atividade
1.
Os alunos receberão trava-línguas para ler/troca
com os colegas.
Atividade 2
Prepare uma caixa com diferentes trava-línguas e escreva um nome
sugestivo como “Caixa de enrolar a língua” ou qualquer outro que sugira a
atividade.
Proponha para a turma a brincadeira, instigando:
_ Quem desafia a caixa?
_ Quem conseguirá ler sem enrolar a língua?
Faça um sorteio para definir quem começa e, em seguida, uma criança de
cada vez, pega um trava-língua de dentro da caixa e tenta ler sem “se enrolar”.
Atividade 3
Proponha um duelo de trava-línguas.
Divida a turma em dois ou mais grupos. Cada grupo recebe alguns
trava-línguas e treina, num tempo estipulado pelo professor, para recitá-los.
Ao término do tempo, o professor começa o desafio: um grupo apresenta ao outro
o trava-língua.
Combine que a leitura deve ser em voz alta e terá que vencer as
dificuldades da pronúncia. Cada grupo terá três chances para pronunciar
corretamente o trava-língua.
Vence o grupo que melhor recitar o trava-língua.
MOMENTO MATEMÁTICA: Livro p.24 e 25
As regiões sensoriais do sabor dispostas ao longo da língua.
O PALADAR É UM SENTIDO DOS ORGANISMOS
ANIMAIS, INDUZINDO À PERCEPÇÃO DO SABOR, O GOSTO DAS SUBSTÂNCIAS QUE COMPÕEM
NORMALMENTE O HÁBITO ALIMENTAR DE UM DETERMINADO ANIMAL.
ESSA CAPACIDADE OCORRE DEVIDO À EXISTÊNCIA DE DIFERENTES TIPOS DE CÉLULAS SENSORIAIS, DENOMINADAS PAPILAS GUSTATIVAS, SITUADAS AO LONGO DA LÍNGUA (ÓRGÃO MUSCULAR POSICIONADO NA PARTE VENTRAL DA BOCA), EM REGIÕES ESPECÍFICAS.
AS PAPILAS CAPTAM QUIMICAMENTE AS CARACTERÍSTICAS DO ALIMENTO, TRANSMITINDO A INFORMAÇÃO ATRAVÉS DE IMPULSOS NERVOSOS ATÉ O CÉREBRO, QUE CODIFICA A INFORMAÇÃO, PERMITINDO IDENTIFICAR OS QUATRO SABORES BÁSICOS: AZEDO, AMARGO, DOCE E SALGADO.
ESSE SENTIDO ESTÁ INTRINSECAMENTE ASSOCIADO AO OLFATO (CHEIRO) E À VISÃO, EM CONSEQÜÊNCIA DA MEDIAÇÃO REALIZADA POR EPITÉLIOS PORTADORES DE CÉLULAS QUIMIORRECEPTORAS ESPECIALIZADAS QUE ESTÃO LOCALIZADAS ENTRE A CAVIDADE NASAL E O PALATO, BEM COMO OS FOTORRECEPTORES VISUAIS QUE ESTIMULAM A DEGUSTAÇÃO.
ESSA CAPACIDADE OCORRE DEVIDO À EXISTÊNCIA DE DIFERENTES TIPOS DE CÉLULAS SENSORIAIS, DENOMINADAS PAPILAS GUSTATIVAS, SITUADAS AO LONGO DA LÍNGUA (ÓRGÃO MUSCULAR POSICIONADO NA PARTE VENTRAL DA BOCA), EM REGIÕES ESPECÍFICAS.
AS PAPILAS CAPTAM QUIMICAMENTE AS CARACTERÍSTICAS DO ALIMENTO, TRANSMITINDO A INFORMAÇÃO ATRAVÉS DE IMPULSOS NERVOSOS ATÉ O CÉREBRO, QUE CODIFICA A INFORMAÇÃO, PERMITINDO IDENTIFICAR OS QUATRO SABORES BÁSICOS: AZEDO, AMARGO, DOCE E SALGADO.
ESSE SENTIDO ESTÁ INTRINSECAMENTE ASSOCIADO AO OLFATO (CHEIRO) E À VISÃO, EM CONSEQÜÊNCIA DA MEDIAÇÃO REALIZADA POR EPITÉLIOS PORTADORES DE CÉLULAS QUIMIORRECEPTORAS ESPECIALIZADAS QUE ESTÃO LOCALIZADAS ENTRE A CAVIDADE NASAL E O PALATO, BEM COMO OS FOTORRECEPTORES VISUAIS QUE ESTIMULAM A DEGUSTAÇÃO.
Atividades
complementares:
Leitura feita pelo professor e posteriormente pelos alunos:
TEMPO
O TEMPO PERGUNTOU AO TEMPO,
QUANTO TEMPO O TEMPO TEM,
O TEMPO RESPONDEU AO TEMPO,
QUE NÃO TINHA TEMPO,
DE VER QUANTO TEMPO,
O TEMPO TEM.
O TEMPO PERGUNTOU AO TEMPO,
QUANTO TEMPO O TEMPO TEM,
O TEMPO RESPONDEU AO TEMPO,
QUE NÃO TINHA TEMPO,
DE VER QUANTO TEMPO,
O TEMPO TEM.
Em seguida, exibirá as imagens abaixo (seria interessante xeroca-la em
tamanho grande) com o objetivo de incentivar o raciocínio do aluno no que diz
respeito a relacionar a imagem ao trava-língua "TEMPO" e o CAJU DO
JUCA.
Então, pedir aos alunos que façam a associação entre o texto que
oralizaram e a imagem. Para isso, informalmente, solicitará aos alunos que se
sentem em círculo para conversarem sobre o trava-línguaoralizado anteriormente
e a imagem.
Sugestões de questões que poderão subsidiar a discussão.
Sugestões de questões que poderão subsidiar a discussão.
Sobre o trava-línguaoralizado:
1) Qual palavra mais se repete? E qual letra?
2) Por que isso acontece? A repetição facilita ou dificulta a fala?
3) E se substituíssemos a palavra tempo por outra palavra? O que ocorreria?
4) Se repetíssemos mais devagar, será que a dificuldade seria a mesma?
2) Por que isso acontece? A repetição facilita ou dificulta a fala?
3) E se substituíssemos a palavra tempo por outra palavra? O que ocorreria?
4) Se repetíssemos mais devagar, será que a dificuldade seria a mesma?
Sobre a imagem:
1) O que mais chama a atenção nessa imagem?
2) Por que o nó na língua? Isso nos leva a pensar em quê?
3) E os olhos arregalados, o que nos sugere?
2) Por que o nó na língua? Isso nos leva a pensar em quê?
3) E os olhos arregalados, o que nos sugere?
Aula 2
Atividade 1
Atividade 1
Feitas e respondidas as perguntas, o professor entregará aos alunos (em
xerox) uma lista de trava-línguas. Por exemplo:
MARIA-MOLE
É MOLENGA, SE NÃO É MOLENGA,
NÃO É MARIA-MOLE. É COISA MALEMOLENTE,
NEM MALA, NEM MOLA, NEM MARIA, NEM MOLE.
NÃO É MARIA-MOLE. É COISA MALEMOLENTE,
NEM MALA, NEM MOLA, NEM MARIA, NEM MOLE.
•
O SABIÁ NÃO SABIA.
QUE O SÁBIO SABIA.
QUE O SABIÁ NÃO SABIA ASSOBIAR.
QUE O SÁBIO SABIA.
QUE O SABIÁ NÃO SABIA ASSOBIAR.
•
O DOCE PERGUNTOU PRO DOCE
QUAL É O DOCE MAIS DOCE
QUE O DOCE DE BATATA-DOCE.
O DOCE RESPONDEU PRO DOCE
QUE O DOCE MAIS DOCE QUE
O DOCE DE BATATA-DOCE
É O DOCE DE DOCE DE BATATA-DOCE.
QUAL É O DOCE MAIS DOCE
QUE O DOCE DE BATATA-DOCE.
O DOCE RESPONDEU PRO DOCE
QUE O DOCE MAIS DOCE QUE
O DOCE DE BATATA-DOCE
É O DOCE DE DOCE DE BATATA-DOCE.
•
OLHA O SAPO DENTRO DO SACO
O SACO COM O SAPO DENTRO,
O SAPO BATENDO PAPO
E O PAPO SOLTANDO O VENTO.
O SACO COM O SAPO DENTRO,
O SAPO BATENDO PAPO
E O PAPO SOLTANDO O VENTO.
•
LALÁ, LELÉ E LILI
E SUAS FILHAS,
LALALÁ, LELELÉ E LILILI
E SUAS NETAS
LALELÁ, LELALÉ E LELALI
E SUAS BISNETAS
LILELÁ, LALILÉ E LELALI
E SUAS TATARANETAS
LALELI, LILALÉ E LELILÁ
CANTAVAM EM CORO
LALALALALALALALÁ.
E SUAS FILHAS,
LALALÁ, LELELÉ E LILILI
E SUAS NETAS
LALELÁ, LELALÉ E LELALI
E SUAS BISNETAS
LILELÁ, LALILÉ E LELALI
E SUAS TATARANETAS
LALELI, LILALÉ E LELILÁ
CANTAVAM EM CORO
LALALALALALALALÁ.
•
A ARANHA ARRANHA A RÃ.
A RÃ ARRANHA A ARANHA.
NEM A ARANHA ARRANHA A RÃ.
NEM A RÃ ARRANHA A ARANHA.
A RÃ ARRANHA A ARANHA.
NEM A ARANHA ARRANHA A RÃ.
NEM A RÃ ARRANHA A ARANHA.
•
LARGA A TIA, LARGATIXA!
LAGARTIXA, LARGA A TIA!
SÓ NO DIA QUE SUA TIA
CHAMAR LARGATIXA
DE LAGARTINHA!
LAGARTIXA, LARGA A TIA!
SÓ NO DIA QUE SUA TIA
CHAMAR LARGATIXA
DE LAGARTINHA!
•
BOTE A BOTA NO BOTE E TIRE O POTE DO BOTE.
•
QUEM A PACA CARA COMPRA, PACA CARA PAGARÁ.
•
O TEMPO PERGUNTOU PRO TEMPO
QUANTO TEMPO O TEMPO TEM.
O TEMPO RESPONDEU PRO TEMPO
QUE O TEMPO TEM TANTO TEMPO
QUANTO TEMPO O TEMPO TEM.
QUANTO TEMPO O TEMPO TEM.
O TEMPO RESPONDEU PRO TEMPO
QUE O TEMPO TEM TANTO TEMPO
QUANTO TEMPO O TEMPO TEM.
•
GATO ESCONDIDO COM RABO DE FORA
TÁ MAIS ESCONDIDO QUE RABO ESCONDIDO COM GATO DE FORA.
TÁ MAIS ESCONDIDO QUE RABO ESCONDIDO COM GATO DE FORA.
•
TANTO FEDE O VELHO FELIX, QUANTO O FOLE VELHO NAS COSTAS DO VELHO FELIX, FEDE
•
SE O PAPA PAPASSE PAPA
SE O PAPA PAPASSE PÃO,
SE O PAPA TUDO PAPASSE
SERIA UM PAPA-PAPÃO
SE O PAPA PAPASSE PÃO,
SE O PAPA TUDO PAPASSE
SERIA UM PAPA-PAPÃO
•
A VACA MALHADA FOI MOLHADA POR OUTRA VACA MOLHADA E MALHADA.
•
A VIDA É UMA SUCESSIVA SUCESSÃO DE SUCESSÕES QUE SE SUCEDEM SUCESSIVAMENTE, SEM
SUCEDER O SUCESSO…
•
ATRÁS DA PORTA TORTA TEM UMA PORCA MORTA.
•
A BABÁ BOBA BEBEU O LEITE DO BEBÊ.
•
BOTE A BOTA NO BOTE E TIRE O POTE DO BOTE.
•
CAIXA DE GRAXA GROSSA DE GRAÇA.
•
COZINHEIRO COCHICHOU QUE HAVIA COZIDO CHUCHU CHOCHO NUM TACHO SUJO.
•
CHEGA DE CHEIRO DE CERA SUJA.
•
É PRETO O PRATO DO PATO PRETO.
•
É MUITO SOCÓ PARA UM SOCÓ SÓ COÇAR.
•
ESSA TRAVA É UMA TROVA PRÁ TE ENTRAVAR. ENTRAVAR COM UMA TROVA É UMA TRAVA DE
LASCAR!
•
ESSA PESSOA ASSOBIA, ENQUANTO AMASSA E ASSA A MASSA DA PAÇOCA DE AMENDOIM.
•
FIA, FIO A FIO , FINO FIO, FRIO A FRIO.
•
FAROFA FEITA COM MUITA FARINHA FOFA FAZ UMA FOFOCA FEIA.
•
GATO ESCONDIDO COM RABO DE FORA TÁ MAIS ESCONDIDO QUE RABO ESCONDIDO COM GATO
DE FORA.
•
NÃO SEI SE É FATO OU SE É FITA,
NÃO SEI SE É FITA OU FATO.
O FATO É QUE VOCÊ ME FITA
E FITA MESMO DE FATO.
NÃO SEI SE É FITA OU FATO.
O FATO É QUE VOCÊ ME FITA
E FITA MESMO DE FATO.
•
O MARTELEIRO ACERTOU MARCELO COM O MARTELO. MARTELO, MARTELEIRO, MARTELADA,
MARCELO, DOR QUE NÃO QUERO!
•
O PADRE POUCA CAPA TEM, PORQUE POUCA CAPA COMPRA.
•
O QUE É QUE CACÁ QUER? CACÁ QUER CAQUI. QUAL CAQUI QUE CACÁ QUER? CACÁ QUER
QUALQUER CAQUI.
•
O TATUADOR TATUADO TATUOU A TATUA DO TATU. TATUA TATUADA ENFEZADA, TATUOU O
TATU E O TATUADOR JÁ TATUADO!
•
PARDAL PARDO, POR QUE PARLAS? PARLO PORQUE SEMPRE PARLEI, PORQUE SOU PARDAL
PARDO, PARLADOR DEL-REI.
•
PARA OUVIR O TIQUE-TAQUE, TIQUE-TAQUE, TIQUE-TAQUE, DEPOIS QUE UM TIQUE TOCA E
QUE SE TOCA UM TAQUE.
•
PÔR O RABO DE BARRO NUM BURRO SEM RABO.
•
SABIA QUE A MÃE DO SABIÁ NÃO SABIA QUE O SABIÁ SABIA ASSOBIAR?
Atividade 2
Depois de os alunos brincarem/lerem os trava-línguas, o professor
perguntará: “Por que o nome trava-línguas?”; “O que há de comum nestes
trava-línguas?”.
Diante das respostas, o docente levará os alunos ao conhecimento do que seja um trava-línguas e escreverá no quadro o conceito elaborado com a ajuda dos discentes.
Sugestão de conceito: o trava-língua faz parte da literatura oral no Brasil e consiste em um jogo de palavras, no qual versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar ou formadas com o mesmo som, mas em ordens diferentes, são pronunciadas com rapidez. O objetivo do trava-línguas é propiciar diversão, além de desenvolver a oralidade.
Diante das respostas, o docente levará os alunos ao conhecimento do que seja um trava-línguas e escreverá no quadro o conceito elaborado com a ajuda dos discentes.
Sugestão de conceito: o trava-língua faz parte da literatura oral no Brasil e consiste em um jogo de palavras, no qual versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar ou formadas com o mesmo som, mas em ordens diferentes, são pronunciadas com rapidez. O objetivo do trava-línguas é propiciar diversão, além de desenvolver a oralidade.
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